Screenshot 2017-07-06 21.35.48Atendendo a uma antiga reivindicação dos estudantes de uma consulta facilitada e remota ao acervo da Biblioteca Setorial do Departamento de Fitopatologia, uma  página web foi disponibilizada no site do DFP para tal fim.

Desde março de 2017, os bolsistas da Biblioteca Setorial, coordenados pelo Prof. Gleiber Furtado, docente responsável, e a representação dos estudantes do DFP (Doutoranda Maíra Duffeck), realizaram um intenso trabalho de conferência e atualização de número de ordenação dos livros do acervo e inclusão de informações (título do livro, autores e número de exemplares) em uma planilha eletrônica. Na sequência, uma interface de consulta, desenvolvida pelo Laboratório de Epidemiologia do DPF (com o uso de programação no ambiente computacional R), permite a busca por qualquer palavra nos campos de título e autoria dos livros, retornando o registro com o número de ordenação. Ainda, há a possibilidade de baixar os dados em formato de planilha excel ou pdf.

Em uma segunda etapa do trabalho, a ser retomado a partir de agosto, cada livro será associado a uma ou mais especialidades da área de Fitopatologia (micologia, bacteriologia, epidemiologia, etc.) bem como aos códigos das disciplinas oferecidas no Departamento. Isso permitirá aplicar novos filtros de busca e também permitir a um docente lidar e identificar livros que precisam ser adquiridos por não constarem no acervo. Outro trabalho a ser realizado é a inclusão das teses e dissertações no banco de dados.

Endereço da página: http://www.dfp.ufv.br/bbt