epidemioBRPesquisadores do Laboratório de Biologia de Populações de Fitopatógenos (BioPop) estudantes do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia levaram seus trabalhos ao VI EpidemioBrasil – Workshop de Epidemiologia de Doenças de Plantas, realizado entre os dias 14 e 15 de setembro em Chapecó (SC). Essa foi a primeira edição do evento  após a interrupção provocada pela pandemia do Coronavírus. 

“É um encontro mais específico, voltado para a epidemiologia, que congregou pesquisadores de várias regiões do Brasil e inclusive de outros países.”, diz o professor Eduardo Mizubuti, coordenador do laboratório. “Estávamos todos com bastante vontade de participar presencialmente, de poder interagir, trocar ideia pessoalmente, isso faz muita diferença.” 

O grupo do BioPop no EpidemioBrasil foi formado por cinco pesquisadores, além do professor Mizubuti: o pós-doc Rhaphael Alves Silva, as doutorandas Izabel Batista, Mariana Guimarães e Mariela González e a mestranda Raissa Nascimento. As quatro últimas apresentaram trabalhos referentes às suas teses ou dissertação, que estão sendo desenvolvidas no momento (veja a lista abaixo).  Já o professor Mizubuti coordenou a seção ​​”Perspectivas para o manejo de doenças de plantas no Brasil.”

Além da equipe do BioPop, esteve presente no evento o professor e orientador do PPG Emerson Del Ponte, que compôs a comissão organizadora do evento. Ele participou da seção “Ferramentas estatísticas e computacionais de código aberto”, com a palestra “Ferramentas de código aberto para ensino e pesquisa”.

Trabalhos apresentados no VI EpidemioBrasil:
“Diversity of Oomycetes associated with soybean seedling diseases in Brazil – Izabel Batista
“Convolutional neural network to estimate the severity of late blight on potato leaf disc” – Mariana Guimarães
“Temporal transition of microbial communities and chemical properties of soil related to Fusarium wilt banana disease in a banana field” – Mariela González
“Mycelial growth, germination and sporulation of small-spored Alternaria isolates associated with potato brown spot in Brazil – Raissa Nascimento