Processo seletivo

This page in English

Visão geral

O Programa abre dois processos de seleção por ano, para ingresso em março e em agosto, respectivamente. As etapas da seleção envolvem uma Prova Escrita (eliminatória) e Avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae (classificatória).

Instruções gerais para inscrição

As informações relativas ao processo de seleção em aberto constam no documento Critérios de seleção I_2018.

As inscrições deverão ser realizadas, via internet, na página de inscrição de candidatos à pós-graduação na UFV até o prazo especificado no item “3. CALENDÁRIO” do documento Critérios.

No ato da inscrição, deverá ser preenchido o formulário online, onde deverão ser anexados os documentos exigidos, conforme instruções contidas no sistema de inscrição da pós-graduação.

Poderão inscrever-se no processo seletivo candidatos em fase de conclusão de curso de graduação, para os candidatos ao Curso de Mestrado, e em fase de conclusão de curso de Mestrado, para os candidatos ao Doutorado, desde que possam concluir seu curso de graduação ou mestrado até o dia da matrícula, de acordo com o Calendário Escolar aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFV.

Terão as inscrições homologadas pela Comissão Coordenadora apenas os candidatos que apresentarem a documentação exigida dentro do prazo previsto no item “3. CALENDÁRIO”.

O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

Ao inscrever-se no processo seletivo o candidato reconhece e aceita os critérios estabelecidos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFV, sobre os quais não poderá alegar desconhecimento.

Seleção apenas com base na análise curricular

Candidatos ao Doutorado que possuem vínculo empregatício e não pleiteiem bolsa de estudos podem ser selecionados apenas com base na análise curricular, desde que atendidos três requisitos:

  • Comprovação de contato prévio com orientador do Programa;
  • Apresentação de um projeto de pesquisa detalhado, contendo Introdução, Justificativa, Objetivos e Metodologia;
  • Apresentação obrigatória de três cartas de recomendação, além da inscrição on line exigida  pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV. A análise curricular e do projeto será realizada pela Comissão Coordenadora.