academia brasileira de ciências ACELINOOs novos membros titulares e correspondentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) tomaram posse, no último dia 11, em uma cerimônia realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Dentre os 19 cientistas de excelência empossados está o professor Acelino Couto Alfenas, do Departamento de Fitopatologia, eleito, em dezembro, como membro titular da área de Ciências Agrárias.

Conforme já divulgado neste site, Acelino Alfenas é engenheiro florestal, formado pela UFV, onde também obteve o título de mestre em Fitopalogia e atua há mais de 40 anos. Ph.D. em Patologia Florestal pela Universidade de Toronto (Canadá), suas pesquisas envolvem etiologia, epidemiologia e controle de doenças florestais, especialmente no eucalipto. Desde 1999, é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq.

O novo representante da UFV na Academia já foi agraciado com o Diploma de Mérito Florestal, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e com a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Pesquisa. É também sócio-fundador da Clonar Resistência a Doenças Florestais, graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV).

Sobre a posse, o professor comentou: “foi um momento indescritível de emoção e alegria pelo reconhecimento à minha contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico. Aceito com muita humildade esta distinção, fruto do prazeroso trabalho em equipe de meus orientados, funcionários e colegas do país e do exterior, sem os quais não teria alcançado esta posição honorífica”.

Além da posse, a Sessão Solene do dia 11 também foi marcada pela entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, de títulos a pesquisadores eméritos e menção especial de agradecimentos. Todas as informações podem ser conferidas no site da ABC.

Adriana Passos
Divulgação Institucional