InternacionalizaçãoPrelecionista: Vladimir Oliveira Di lorio (08/08/2017 às 16:00 horas). Uma experiência de intercâmbio no exterior pode trazer grandes benefícios para estudantes de graduação e de pós-graduação, contribuindo para um primoramento da sua formação acadêmica e profissional, e para a construção de uma melhor visão de mundo. Para poder se beneficiar de experiências desse tipo, um estudante deve estar atento às oportunidades e estar devidamente preparado. Neste seminário, são discutidos os benefícios de experiências no exterior para estudantes, em especial de pós-graduação, que tipo de oportunidades podem estar disponíveis, e como deve ser a preparação dos estudantes para poder se beneficiar dessas oportunidades.

Instituição: Professor do Departamento de Informática da UFV desde 1992. Diretor de Relações Internacionais da UFV desde 2011. Participou desde o início do intenso processo de internacionalização que as universidades brasileiras sofreram, com o advento do Programa Ciência sem Fronteiras, coordenando as ações desse programa no âmbito da UFV. Com o fim do CsF, trabalha no sentido de viabilizar alternativas de
internacionalização para todos os segmentos da UFV., considerando o novo cenário de recursos mais escassos. Defende política de internacionalização para a UFV que inclui ações para incrementar a presença de estrangeiros no corpo discente e docente da universidade, estabelecimento de um ambiente adequado para recepção desses estrangeiros, e intensificação da oferta de disciplinas, cursos e programas completos em Língua Inglesa.

Data e Horário: 08/08/2017, às 16:00 horas
Local: Anfiteatro do ESB