Fungo
Oídio
Golovinomyces cichoracearum (DC.) V.P. Heluta
Sinônimos
Erysiphe cichoracearum (Braun 1987; Belanger et al. 2002)
Tipos de Hospedeiros
Folhas. Asteraceas
Distribuição
cosmopolita
Sintomas
Os sintomas da doenca incluem manchas de forma circular a irregular, branco-azincentadas, consistindo de micélio epifítico e conídios no caule, brotaõçes e folhas. Conforme a doenca progride, as folhas vão sendo cobertas por uma massa fúngica azincentada e pulverulenta, e as folhas mais velhas vão ficando necróticas.
Características do fungo
A hifa é hialina, subdireta a ondulada, ocasionalmente geniculada, 40–90 μm de comprimento, 4–7 μm de lagura, principalmente ramificada em ângulo reto, com um septo perto do ponto de ramificacao. A hifa do apressório é simples, algumas vezes em forma de mamilo e individual. Os conidióforos são não ramificados, cilíndricos, eretos e geram uma hifa solitária, com 110–220 comprimento × 6–13 μm largura, composta de uma célula basal e de 3 a 8 conídios em forma de barril formados em cadeia com corpo sinuoso, seguido de um septo basal no ponto de ramificacao ou levemente deslocado desde o micélio. A célula basal tem 55–90 μm comprimento e 6–13 μm de largura ligeiramente inchada à constrição na base. Os conídios sao cilíndricos a doliformes medindo de 30- 50 μm de comprimento x 14 a 20 μm de largura e produzidos em cadeias. A razão de comprimento pela largura dos conídios é da ordem de 1,8-2,6. Corpos fibrosos são ausentes em conidióforos e conídios.
Referências
Braun, U. 1987. A monograph of the Erysiphales (powdery mildews). Beih. Nova Hedwigia 89: 1-700.
Mukhtar, I., Mustaq, S., and Khokhar, I. 2013. First report of powdery mildew on Dahlia (Dahlia variabilis) caused by Golovinomyces cichoracearum in Lahore, Pakistan. Australasian Plant Disease Notes 8: 1-3.
Weblinks

http://nt.ars-grin.gov/fungaldatabases/index.cfm

Conídios

Conidioforo

Conidióforos e conídios