Mancha angular ou cercosporiose

Relevância da doença

A doença resulta em consideráveis prejuízos à cultura do caquizeiro devido a queda de folhas e amadurecimento precoce de frutos. Sendo registrada em todas as regiões produtoras, é considerada a doença foliar mais importante em países como Austrália, Brasil, Estados Unidos e Japão.

Etiologia

Agente etiológico

Pseudocercospora kaki Goh & W.H. Hsieh, Cercospora and Similar Fungi from Taiwan:109 (1990)

Classificação

Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Subfilo: Pezizomycotina
Classe: Dothideomycetes
Subclasse: Dothideomycetidae
Ordem: Capnodiales
Família: Mycosphaerellaceae
Gênero: Pseudocercospora 

Sinônimos

Cercospora kaki Ellis & Everh., Journal of Mycology 3 (2): 17(1887)

Hospedeiros

Diospyros spp. (Ebenaceae)

Distribuição

Cosmopolita.

Características

Sintomas

A doença é caracterizada por manchas de coloração escura, pardo-avermelhadas, de bordos negros e delimitadas pelas nervuras, assumindo formato anguloso. São observadas em ambas as faces do limbo foliar. Em estádios mais avançados da infecção, tem-se a queda de folhas, enfraquecimento da planta e consequente queda de frutos.

Morfologia do fungo

O micélio do fungo é imerso, enquanto que a frutificação é observada na superfície das folhas. O estroma é globular, pardo-escuro, de 20-55 mm de diâmetro, conidióforos densamente fasciculados de coloração olivácea uniforme, retos ou ligeiramente curvos, não-ramificados, não-septados e ligeiramente geniculados na parte superior. Os conídios apresentam coloração olivácea, em sua maioria são curvados, de base obicônica a obconicamente truncada, ápice obtuso, apresentando de 3 a 7 septos, 25-92 x 2,5-4 µm.

Recomendações de controle não químico para a doença

Dentre as estratégias de controle disponíveis para o manejo da doença tem-se o uso de resistência varietal e práticas culturais como a retirada e queima de folhas caídas infectadas, visando a redução de inóculo dentro do pomar, já que o fungo sobrevive nos restos culturais.

Referências

MAPA (Agrofit)- Disponível em: <http://extranet.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons>. Acesso em: 28 jun. 2015.

www.mycobank.org

USDA-Agricultural Research Service – Disponível em: <http://nt.ars-grin.gov/fungaldatabases/>. Acesso em: 28 jun. 2015.

BASSANEZI, R.B.; AMORIM, L. Doenças do caquizeiro. In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIM FILHO, A.; CAMARGO, L. E. A. & REZENDE, J.A.M. Manual de Fitopatologia, volume 2: Doenças das plantas cultivadas, Ed. Agronômica Ceres, São Paulo, cap. 20, p. 215-221, 1997.