Mancha parda

 Relevância da doença

O arroz (Oryza sativa) é um dos três cereais mais produzidos e consumidos no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho (USDA, 2009) e integra a dieta básica de, aproximadamente, 50% da população mundial (LUZZARDI et al., 2005), podendo ser considerado o mais importante para a alimentação humana. No Brasil, encontra-se amplamente difundida em praticamente todos os Estados da Federação. Durante todo o seu ciclo, é afetado por doenças que reduzem a produtividade e a qualidade dos grãos. A intensidade das doenças depende da ocorrência do patógeno virulento, do ambiente favorável e da suscetibilidade da cultivar.A mancha parda ocorre em arroz irrigado e arroz de sequeiro em todas as regiões do Brasil. (VIEIRA et al, 1999)

Etiologia

 Agente etiológico

 Bipolaris oryzae (Breda de Haan) Shoemaker, Canadian Journal of Botany 37 (5): 883 (1959) [MB#482518]

Reino  Fungi, Filo Ascomycota, Subfilo Pezizzomycotina, Classe Dothideomycetes, Subclasse Pleosporomycetidae, Ordem Pleosporales, Família Pleosporaceae, Gênero Bipolaris Espécie Bipolaris oryzae

 Sinônimos

Obrigatórios

== Drechslera oryzae (Breda de Haan) Subram.& B.L. Jain, Current Science 35 (14): 354 (1966) [MB#330209]

==Helminthosporium oryzae Breda de Hann, Bulletin de I’Institut Botanique de Buitenzorg 6: 11 (1900) [MB#273094]

== Luttrellia oryzae (Breda de Haan) Gornostai, Vodorosli, Griby i Mkhi Dal’nego Vostoka: 81 (1978) [MB#116302]

 Facultativos

 ==Helminthosporium macrocarpum Grev., Scott. crypt. fl. (Edinburgh): pl. 148 (1825) [MB#151147]

 Hospedeiros

 Hospedeiros principais: cultivares de Oryza sativa (arroz) e Zizania aquatica (arroz selvagem). Menos comum em não-cultivadas Oryza spp. e outras Poaceae em condições naturais. Capazes de infectar uma ampla gama de Poaceae quando inoculados (Ou 1985).

Distribuição

Cosmopolita.

Características

 Sintomatologia

O sintoma desta doença ocorre mais nas folhas e glumas, mas pode ser encontrada no caules e sementes. Nas folhas, os sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de manchas na forma oval, de coloração marrom-escura, com bordos lisos e nunca dentados. Com o envelhecimento, as manchas tornam-se mais claras no centro, podendo ser observadas com o auxílio de uma lupa de bolso, as formações negras do fungo. Quando o ataque é muito intenso, pode ocorrer a coalescência das manchas. (Agrosconect,acesso junho 2015)

 Morfologia do fungo

Este fungo produz bastante micélio de cor escura, conidióforos marrom-claros a marrom-oliváceos, tornando-se mais claros no ápice, septados, eretos, retos a flexuosos, solitários ou em pequenos grupos. Conídios fusóides, obloclavados a quase cilíndricos, geralmente curvos, marrom claro a marrom dourado na maturidade. Apresentam de 6 a 14 septos, dimensões de 63 a 153 por 14 a 22 µm. Presença de hilo. Germinação em um ou ambos os pólos. Conídios imaturos (sub-hialinos) podem germinar em células intermediárias. (Agrosconect,acesso junho 2015)

 Manejo da doença

 Para o controle da mancha parda recomenda-se o uso de cultivares resistentes ou práticas culturais, como preparo adequado do solo, nivelamento, adubação equilibrada e um bom manejo de solo. Sementes oriundas de lavouras infectadas devem ser tratadas com fungicidas (vide AGROFIT)

 Referências importantes

BEDENDO, I.P. Doenças do arroz (Oryza sativa). In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A.; REZENDE, J.A.M. Manual de Fitopatologia: doenças de plantas cultivadas. São Paulo: Ed. Agronômica Ceres, 3ed, v.2, p. 85-104. 1997.

USDA – UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE, Foreign Agricultural Service. Production, supply and distribution online: custom query. USA, 2013

LUZZARDI, R. et al. Avaliação preliminar da produtividade em campo e qualidade industrial de híbridos de arroz no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO, 4.; REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 26., 2005, Santa Maria, RS. Anais… Santa Maria: SOSBAI, 2005. V.1, 567p. p.70-72.

 VIEIRA, N.R. de A. V.; SANTOS, A. B. dos; SANT’ANA, E.P. A cultura do arroz no Brasil. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 1999. 633p.

 Ou, S.H. 1985. Rice Diseases. Second Edition. Commonwealth Mycological Institute, Kew, Surrey, England, 380 pages.

http://nt.arsgrin.gov/fungaldatabases/new_allView.cfm?whichone=FungusHost&thisName=Bipolaris%20oryzae&organismtype=Fungus&fromAllCount=yes

http://agrosconect.blogspot.com.br/2012/05/mancha-parda-do-arroz

https://www.embrapa.br/arroz-e-feijao

http://www.mycobank.org/BioloMICS.aspx?Table=Mycobank_Advanced&Rec=46409&Fields=All

 Citação

REZENDE, D. Mancha parda (Bipolaris oryzae:mancha parda do arroz).Atualizado em 29/06/2015.