Queima do Aipo ou Mancha de Cercospora

Relevância da doença

A mancha de folha pode causar perdas severas nos rendimentos e na qualidade, particularmente se os ataques ocorrerem no começo da cultura. A doença causa desfolhação e definhamento das plantas.

Etiologias

Agente Etiológico

Cercospora apii

Reino Fungi, Filo Ascomycota, Subfilo Pezizomycotina, Classe Dothideomycetes, Subclasse Dothideomycetidae, Ordem Capnodiales, Família Mycosphaerellaceae, Gênero Cercospora, Espécie Cercospora apii.

Sinônimos

1. ≡ Cercosporina apii (Fresen.) Miura 1928
  2. = Cercospora levistici Kvashnina 1928
  3. = Cercospora penicillata var. apii Fuckel 1863

Hospedeiros

Apium graveolens (Apiaceae), Apios fortunei (Fabaceae), Plumeria rubra (Apocynaceae), cajá (Anacardiaceae), numerosos gêneros de outras famílias de plantas.

Distribuição

Cosmopolita

Sintomatologia

As lesões ocorrem em ambas as faces da folha e aparecem como pequenas manchas cloróticas, circulares, secas, com textura de papel, que aumentam rapidamente de tamanho até 1-2 cm de diâmetro, tornam-se cinza-amarronzadas e não têm um bordo limitante. Nos pecíolos, as manchas são alongadas e paralelas ao eixo longitudinal destes. As folhas, com várias manchas, tornam-se cloróticas e murchas. Sob condições favoráveis ao desenvolvimento da doença, forma-se grande quantidade de conídios no interior das lesões, e as plantas murcham completamente.

O fungo pode sobreviver nos restos de cultura infectados deixados no solo e nas sementes por mais de dois anos.

Os conídios são disseminados a longa distância pelas sementes infectadas ou contaminadas. Dentro da lavoura, os conídios são dispersados pelo solo, vento, respingos da água da chuva ou da irrigação por aspersão, operários e implementos de trabalho.

Umidade relativa próxima a 100% e temperaturas entre 15-30 °C são condições que favorecem o desenvolvimento da doença.

Morfologia do Fungo

Hifas de cores castanhas escuras e hialinas, formato cilíndrico e cônico e na extremidade com fissuras por onde são produzidos conídios.  Célula conidiogênica de vários tamanhos com cores hialina e turva, na extremidade cicatriz de secessão, na qual se origina o conídio.  Conídio levemente encurvado, hialino e didioseptado, com variação septal de 6 a 17 septos.

O fungo produz conídios e conidióforos hialinos, são multicelulares, os esporos são septados do tipo filiformes medindo (22-290 x 3,5-4,5 μm) e reunidos em fascículos densos de conidióforos castanho em feixes de três ou mais conidióforos, principalmente na parte abaxial das plantas.

Material Herborizado

VIC

Cultura depositada

COAD

Manejo da Doença

O controle cultural é um dos mais importantes, sendo que o uso de material propagativo livre de doença é o mais usual. uso de sementes limpas e adequadamente tratadas, assim como mudas também sadias, produzidas sob estrito controle fitossanitário. Outro ponto importante é a retirada de restos culturais do campo após a colheita. Não possui material resistente ao patógeno, entretanto há variedades tolerantes.

No controle químico, pulverizações realizadas na cultura e nas sementes com fungicidas protetores são medidas de grande importância.

Agradecimentos

Agradeço ao mestre Robert Barreto pela oportunidade ao aprendizado, ao mestre Emerson pela inciativa de modernização e atualização da disciplina, ao departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), aos nossos colegas da disciplina Fitomicologia (FIP-610) e ao orientador do trabalho Davi Mesquita, pela dedicação e companheirismo durante a execução deste.

Citação

PEREIRA, H. M. B.; Queima do Aipo, em Aipo (Apium graveolens)

Referências

AGROFIT (Acessado em 29/06/2015)