Cercosporose do Tomate

Relevância da Doença

Doença comum em vários hospedeiros causando grandes prejuízos econômicos, entretanto no tomate ainda é pouco conhecida.

Etiologia

Agente Etiológico

Reino Fungi, Filo Ascomycota, Subfilo Pezizomycotina, Classe Dothideomycetes, Subclasse Dothideomycetidae, Ordem Capnodiales, Família Mycosphaerellaceae, Gênero Cercospora, Espécie Cercospora sp.

 Sinônimos

Não possui sinônimos

Hospedeiro

numerosos gêneros de outras famílias de plantas.

Distribuição

Cosmopolita

Características

Sintomatologia

Inicia – se com manchas escuras arredondadas. Posteriormente desenvolve lesões necróticas claras, de forma irregular com pontuações enegrecidas.

 Morfologia do Fungo

Hifas de cores castanhas escuras e hialinas, formato cilíndrico e cônico e na extremidade com fissuras por onde são produzidos conídios. Célula conidiogênica de vários tamanhos com cores hialina e turva, na extremidade cicatriz de secessão, na qual se origina o conídio. Conídio levemente encurvado, hialino e didioseptado, com variação septal de 6 a 17 septos.

O fungo produz conídios e conidióforos hialinos, são multicelulares, os esporos são septados do tipo filiformes medindo (22-290 x 3,5-4,5 μm) e reunidos em fascículos densos de conidióforos castanho em feixes de três ou mais conidióforos, principalmente na parte abaxial das plantas

Material Herborizado

VIC

Cultura depositada

COAD

Agradecimentos

Agradeço ao mestre Robert Barreto pela oportunidade ao aprendizado, ao mestre Emerson pela inciativa de modernização e atualização da disciplina, ao departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), aos nossos colegas da disciplina Fitomicologia (FIP-610) e ao orientador do trabalho Davi Mesquita, pela dedicação e companheirismo durante a execução deste.

Citação

PEREIRA, H. M. B.; Cercosporose do Tomate (Lycopersicon esculentum)

Referências  

www.mycobank.org (Acessado em 30/06/2015)

http://nt.ars-grin.gov/fungaldatabases/ (Acessado em 30/06/2015)