franklin1Um dos dois capítulos da dissertação de mestrado do estudante do Laboratório de Epidemiologia (atualmente doutorando no mesmo lab.), Franklin J. Machado, foi publicado (First Look) na revista Plant Disease. O artigo original (link para o artigo) é resultado de um revisão sistemática de estudos publicados no Brasil nos últimos 15 anos sobre controle químico da giberela, doença que ataca as espigas do trigo. Das publicações encontradas, foram extraídos os dados de tabelas que foram compilados e analisados estatisticamente por metanálise, uma técnica que combina resultados de estudos prévios para estimar o efeito dos tratamentos de interesse – no caso fungicidas comumente usados no controle da doença. O trabalho foi conduzido em colaboração com pesquisadores da Embrapa Trigo que coordenam uma rede de avaliação de fungicidas para o controle de giberela.

A técnica é de uso recente na Fitopatologia mas é crescente o interesse por fitopatologistas ao redor do mundo. Uma das vantagens é poder utilizar uma base de dados com um número de ensaios muito maior do que conseguiria obter via nova experimentação em um único ano, para assim sumarizar quantitativamente o efeito. Sem metanálise uma revisão apenas contabiliza duas condições: se o efeito de um tratamento foi ou não significativo em um determinado ensaio de campo com apenas quatro repetições. Em outras palavras, a metanálise permite estimar com maior precisão o tamanho de determinado efeito.

No estudo conduzido na UFV, a estimativa da média de rendimento do trigo com o uso de determinados fungicidas, após reunir mais de 40 ensaios de campo, foi usada em análises econômicas para verificar se a recomendação de duas aplicações é justificável em função do retorno. Com base nos valores de custos das aplicações e retorno em rendimento, o estudo mostrou que a probabilidade de recuperar o investimento de uma ou duas aplicação é similar e maior que 60%. O produtor tem, dessa forma, uma informação importante de auxílio à tomada de decisão de aplicação de fungicidas na cultura do trigo visando ao controle da giberela.