Bases físicas

Edifício Sylvio Starling Brandão

O DFP está sediado no andar térreo e subsolo do
Edifício Sylvio Starling Brandão (SSB).  No térreo, situam-se as secretarias de expediente e da PPG-Fitopatologia/UFV. No mesmo andar situam-se três salas de aula, uma sala de preparo e esterilização de meios de cultura, 13 gabinetes de docentes, seis laboratórios (Patologia de Sementes e de Pós-Colheita, Manejo de Doenças de Plantas, Epidemiologia, Bacteriologia Molecular, Biologia de Populações de Fitopatógenos e Nematologia), uma sala de reuniões com equipamento para video-conferência, uma sala de estudos para os pós-graduandos. No subsolo, o DFP dispõe de quatro salas, um laboratório (Interação Patógeno-Hospedeiro), uma sala de aula, uma sala de incubadoras, um almoxarifado e uma sala sede do GEAFIP.

BIOAGRO/INCT em interação Planta-Praga

No prédio do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO), o DFP dispõe de quatro laboratórios (Genômica, Patologia Florestal Molecular, Controle Biológico de Fitonematoides e Virologia Vegetal e Molecular) e seis gabinetes.No prédio do INCT, anexo ao prédio do BIOAGRO, está localizados salas e laboratórios anexos ao Laboratório de Virologia Vegetal e Molecular em uma área total de 300 m² incluindo o laboratório propriamente dito (90 m²), sala para radioisótopos, sala para bioinformática, sala para fotodocumentação, almoxarifado, dois gabinetes para professores, depósito e cozinha. Ainda, estão localizados dois anexos ao Laboratório de Genômica, sendo um laboratório para análise de expressão gênica e o outro para clonagens e análises de bioinformática.

Casas de vegetação

A aproximadamente 100 metros do edifício SSB, o DFP dispõe de oito casas de vegetação, dois telados, um prédio de apoio de 120 m² que contém uma sala com câmara de nevoeiro, seis câmaras de temperatura controlada, um abrigo de equipamentos e um abrigo para agrotóxicos. No mesmo local está localizado o prédio que abriga a Unidade de Controle Biológico, onde está localizado o Laboratório de Controle Biológico de Doenças de Plantas, uma sala de preparo de meio e uma sala de incubação.

Casa 36 na Vila Giannetti

Em uma edificação dentro do Campus com aproximadamente 200 m², onde se encontram localizados o Laboratório de Micologia, que é responsável por manter um herbário e uma micoteca, e o Laboratório de Patologia Florestal. O prédio também abriga a Clínica de Doenças de Plantas, credenciada como Laboratório Oficial de Diagnóstico Fitossanitário pelo Ministério da Agricultura.  Junto à Clínica, existe uma área externa de, aproximadamente, 6000 m2, na qual foi implantado um Infectário para apoio às aulas práticas e uma casa de vegetação com 140 m² com sistema de controle de temperatura e irrigação por gotejamento.