Disciplinas de graduação

O Departamento de Fitopatologia oferece oito disciplinas de graduação. Clique no nome da disciplina para visualizar a ementa, período oferecido, número de créditos e o(s) professor(es) responsável(is).

Conceitos, importância e sintomatologia de doenças de plantas. Etiologia. Doenças de causas não-parasitárias. Micologia, fungos fitopatogênicos e doenças fúngicas. Epidemiologia. Princípios gerais e práticas de controle de doenças de plantas. Fungicidas.Professor(es): Sérgio Bromoschenckel, Emerson M. Del Ponte, Fabrício A. Rodrigues. Períodos I e II. 5 créditos.
Vírus e viroses de plantas. Micoplasmas: MLO como fitopatógenos. Bactérias fitopatogênicas. Nematóides fitopatogênicos. Variabilidade em fitopatógenos. Resistência de plantas às doenças. Fisiologia do parasitismo em fitopatógenos e mecanismos de resistência de plantas às doenças. Exemplos de controle integrado de doenças de plantas. Professor(es): Claudine M. de Carvalho, José Rogério de Oliveira, Rosângela D. Lima Oliveira. Períodos I e II. 4 créditos.
Principais enfermidades florestais. Introdução. Doenças florestais de causas não-parasitárias. Agentes causais de doenças florestais parasitárias. Princípios de micologia para reconhecimento dos principais gêneros de fungos patógenos florestais. Sintomatologia das doenças florestais. Etiologia. Epifitologia. Princípios de controle de doenças de plantas. Controle de enfermidades florestais com fungicidas e nematicidas. Resistência de plantas no controle de enfermidades. Micorrizas. Apodrecimento e descoloração de madeira. Professor(es): Acelino C. Alfenas, Gleiber Q. Furtado. Período II. 5 créditos.
Introdução aos fungos. Ecologia de fungos. Fungos e catástrofes na agricultura. Fungos e catástrofes na silvicultura. Fungos como agentes de controle biológico. Micologia médica e veterinária: micotoxinas. Leveduras. Fungos na produção de alimentos. Cogumelos comestíveis venenosos e alucinogênicos. Líquens. Fungos como simbiontes de plantas (endófitos e micorrizas). Medicamentos advindos de fungos e prospecção da microbiota. Professor(es): Maria Catarina M. Kasuya (Microbiologia), Mauricio D. Costa (Microbiologia), Olinto L. Pereira e Robert W. Barreto. Períodos I e II. 4 créditos.
Introdução à diagnose de doenças de plantas. Diagnose e controle de doenças causadas por fungos. Diagnose de doenças causadas por bactérias. Diagnose de doenças causadas por nematóides. Diagnose de doenças causadas por vírus. Viagem técnica e apresentação de trabalhos relativos às doenças vistas em viagem de campo.Professor(es): F. Murilo Zerbini, Robert W. Barreto. Períodos I e II. 4 créditos.
Importância da patologia de sementes. Infecção, infestação e transmissão de patógenos pelas sementes. Métodos de detecção de patógenos em sementes. Patologia de grãos armazenados e micotoxinas. Práticas pré e pós-colheita para redução do inóculo fúngico em sementes. Importância da patologia pós-colheita e perdas durante colheita, transporte, armazenamento e uso final. Etiologia e controle de doenças pós-colheita em hortaliças e fruteiras.Professor(es): Olinto L. Pereira. Períodos I e II. 4 créditos.
Filosofia e ética na ciência. Metodologia científica. Ferramentas para busca de informação científica. Elaboração de pesquisa bibliográfica. Elaboração de projeto de pesquisa. Apresentação de resultados de pesquisa. Professor(es): José R. Oliveira. Períodos I e II. 2 créditos.
Ter o aluno obtido aprovação do Plano de Estágio pela Comissão de Ensino do DFP. Possibilita ao estudante acesso à experiência pré-profissional, no âmbito da pesquisa ou da extensão, em assuntos relacionados com os conteúdos ministrados durante o curso, para criar oportunidade de vivenciar problemas e aplicar os conhecimentos adquiridos, e assim ampliar sua formação profissional. Professor(es): Rosângela D. de Lima Oliveira. Períodos I e II. sem créditos.