Laboratório de Nematologia

Profa. Rosângela de Oliveira

Atividades

Ensino

Ensino de Nematologia para estudantes do curso de Agronomia. Estudantes de graduação podem estagiar, voluntariamente ou com bolsa de Iniciação Científica, visando a sua introdução a pesquisa e ao conhecimento da Nematologia.  Mestrandos e doutorandos em Fitopatologia são orientados em projetos de pesquisa com foco em Nematologia.

Interesses de pesquisa

Estudo da variabilidade intraespecífica de Meloidogyne spp. e seu envolvimento no melhoramento de plantas para resistência aos nematoides das galhas, além de estratégias sustentáveis de controle das doenças causadas por esses nematóides em várias culturas, principalmente em cafeeiro e olerícolas. Estudos de análise filogenética de populações e processo evolucionário de espécies integrando a taxonomia clássica e sistemática molecular também são alvos da pesquisa do laboratório.

Extensão

Identificação de espécies de fitonematoides em solos e órgãos vegetais para determinar a causa de doenças em plantas de interesse econômicobem como para programas de certificação e regulamentação, devido ao crescente risco de se introduzir pragas exóticas no país. Participa ainda dos programas de certificação de mudas de cafeeiro e de citrus visando a comercialização de mudas livres de Meloidogyne spp. e de Tylenchulus semipenetrans.

Corpo técnico

Cássia Gondim Pereira (Assist. de laboratório)
Guilherme Rena Rodrigues (Aux. de agropecuária)

 

Contatos

Tel: +55 (31)  3899-1083 / 3899-2742