livro_emerson

Professor Emerson (ao centro) lançou livro online dentro da sala de aula, onde o projeto nasceu

O professor Emerson Del Ponte, do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFV, acaba de publicar “R for Plant Disease Epidemiology“, um livro online, de acesso gratuito, voltado para profissionais e estudantes interessados em análises epidemiológicas. A obra apresenta a linguagem de programação R como ferramenta para o desenvolvimento das análises. “O objetivo é trabalhar de maneira prática várias análises que a gente faz em epidemiologia usando a linguagem R”, conta o autor.

Segundo Emerson, o livro nasceu dentro de sala de aula, a partir do material desenvolvido por ele para a disciplina Epidemiologia de Doenças de Plantas (FIP 602), oferecida aos estudantes de pós-graduação já há vários anos. “Ao longo do livro, eu demonstro como fazer essas análises em R, que é o programa que eu utilizo nas aulas. A ideia é que este seja um livro mais aplicado: ele tem a parte textual também, quando eu apresento conceitos importantes no início de cada capítulo, mas eu vou ilustrando exemplos de análise, indicando como fazê-las no programa R.”

Entre as vantagens do programa está o custo, uma vez que o R é de acesso livre, e benefícios como algumas bibliotecas já desenvolvidas na área de epidemiologia. “Existe uma comunidade bastante ativa que utiliza o R para objetivos similares, para outras áreas. Então, eu estou trazendo isso para a epidemiologia de doenças de plantas, traduzindo as análises que a gente poderia estar fazendo em outros programas, para o R.”

A intenção de Emerson é que o livro se mantenha como uma obra aberta, podendo ser atualizado por ele sempre que necessário. O acesso é totalmente gratuito, dentro do conceito de educação aberta, e pode ser feito por meio deste link.