pedro_crousO Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia recebe nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o professor e pesquisador referência mundial em micologia Pedro Crous. O cientista apresenta a palestra “The evolution of phytopathogenic fungi“, abrindo a série de seminários especiais de 2024, às 10h, no auditório do DFP.

Esta é a primeira vez que Crous apresenta palestra na Fitopatologia da UFV. Líder do Westerdijk Fungal Biodiversity Institute (Holanda) entre os anos de 2002 e 2023, o professor vem trabalhando há décadas em colaboração com pesquisadores brasileiros. Nesta viagem ao Brasil, ele fala também à plateia presente no X Congresso Brasileiro de Micologia, que acontece até esta sexta-feira, 23, em Belo Horizonte.

Crous já publicou mais de 600 artigos e editou mais de 30 livros de circulação mundial. Seu grupo de pesquisa – o Evolutionary Phytopathology/Crous Group – do Westerdijk Institute trabalha voltado para a identificação e manejo de fungos fitopatogênicos de grande impacto na agricultura mundial, com atenção especial para os eventos de escala global.

Com o trabalho reconhecido por fitopatologistas de todo o mundo, Crous desempenha um papel importante no ensino da biodiversidade microbiana, tendo descrito mais de 3.000 táxons de fungos.