WhatsApp Image 2023-04-02 at 2.35.36 PMRepresentantes da Louisiana State University (LSU) estiveram na última semana em visita ao Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia. A comitiva de cinco pessoas, entre professores e pesquisadores, veio à UFV como forma de fortalecer o “Memorandum of Understanding” (MOU) que foi firmado entre o Departamento de Fitopatologia (DFP) da universidade brasileira e o “Department of Plant Pathology & Crop Physiology” da LSU em fevereiro de 2009.

No PPG-Fitopatologia, o grupo foi recebido pelo professor Fabrício A. Rodrigues, que foi orientado pelo professor Lawrence E. Datnoff, um dos integrantes da comitiva, ainda no período em que ele lecionava na Universidade da Flórida. Hoje, o professor Datnoff é chefe do Department of Plant Pathology & Crop Physiology. Junto com ele, integraram a comitiva o professor Wade Baumgartner, vice-presidente do AgCenter’s Strategic Initiatives, a doutora Rocio Lopez, gerente regional da AgCenter Global Network, o professor Jonathan Richards e o doutorando Jacob Searight.

Desde que foi firmado o MOU, vários estudantes do PPG-Fitopatologia e graduandos em Agronomia estiveram realizando treinamento na LSU. Este ano, pela primeira vez, o PPG-Fitopatologia receberá em Viçosa um estudante de doutorado da Louisiana. Em maio, Jacob Searight dará início a um período de três meses no Laboratório da Interação Planta-Patógeno, no qual ele, sob orientação do professor Fabrício, investigará o processo infeccioso do fungo Cercospora janseana em folhas e colmos de plantas de arroz. Essa informação será importante para direcionar outras linhas de pesquisa no patossistema arroz-C. janseana na LSU.

Na passagem pela UFV na semana passada, Jacob e seu orientador, o professor Richards, apresentaram parte de seus estudos aos estudantes e professores do PPG-Fitopatologia, em um seminário especial. A comitiva também se reuniu com a coordenação do Programa, e juntos os professores debateram a criação de um “Dual Degree Program” entre as instituições. Como forma de fortalecer o MOU, os pesquisadores também estiveram reunidos com as professoras Érica B. Schultz e Yamê F. R. S. Silva, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, discutindo a possibilidade de novas parcerias. As professoras apresentaram a infraestrutura do Departamento e as pesquisas que estão conduzindo no momento.

A comitiva da LSU também visitou os laboratórios dos professores do PPG-Fitopatologia, a Clínica de Doenças de Plantas e o Infectarium, a Unidade de Ensino e Pesquisa do DFP e conheceram o Campus da UFV. Essa é a segunda visita feita por representantes da universidade americana na UFV.