IMG_20230310_163315

Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia deu boas-vindas aos estudantes que ingressam neste semestre nos cursos de mestrado e doutorado por meio de uma visita guiada.

O encontro aconteceu na sexta-feira, dia 10, e durou o dia todo. Os novos estudantes puderam conhecer as salas de aula e laboratórios que ficam no Departamento de Fitopatologia, os laboratórios sediados no BIOAGRO, a Unidade de Controle Biológico, as casas de vegetação (sala de incubação, câmaras frias), a Clínica de Doenças de Plantas, o Herbário e a UEPE em Fitopatologia (Viveiro de Café). Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a maior parte dos orientadores do PPG e saber mais sobre suas linhas de pesquisa.

Essa é a primeira vez que os calouros são recebidos desta forma. “Foi extremamente importante para que eles se sentissem acolhidos pela coordenação do PPG e para que soubessem que estamos empenhados em contribuir com o crescimento profissional de cada um”, diz o coordenador do curso, professor Rafael Alfenas. “Nossos professores puderam falar sobre as diversas parcerias que temos, a maioria delas com o setor privado. Vejo isso como um combustível a mais para os novos alunos, para que saibam que o PPG em Fitopatologia tem trabalhado, de fato, para aplicar no campo as descobertas geradas pela pesquisa básica”.

“Foi um dia bem produtivo, e no final ainda tivemos um ótimo café da tarde, em que fomos instruídos sobre as exigências do curso, sobre as oportunidades que o PPG nos oferece e sobre como podemos usufruir desta estrutura toda. Com certeza é um diferencial para nós que iniciamos esse semestre”, conta o mestrando Lucas Versari. A doutoranda Adryelle Anchieta, representante discente, destaca que o benefício não foi apenas para os novatos. Foi bom também para os laboratórios e para os alunos que já estão há mais tempo em pesquisa. Os alunos puderam conhecer as pessoas no laboratório, ver a estrutura de cada laboratório e saber quem tem qual equipamento, facilita e potencializa a pesquisa como um todo.”