WhatsApp Image 2024-04-30 at 22.32.08 (1)O Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia recebeu entre os dias 24 e 28 de abril a visita de uma comitiva americana, formada pela professora Jane Stewart, da Colorado State University, a pesquisadora Mee-Sook Kim, do serviço florestal americano (Pacific Northwest Research Station), o pesquisador associado Jorge R. Ibarra Caballero, da Colorado State University, e a estudante de mestrado Ada Fitz Axen, da mesma universidade. O grupo foi recebido no Brasil pelo professor Rafael Alfenas, coordenador do PPG, e pelo professor Acelino Alfenas, e realizou atividades diversas como reuniões e visitas a campo.

A professora Jane Stewart e equipe são referência em estudos sobre ecologia, biologia e genética de patógenos florestais. Recentemente, o grupo tem se dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento da técnica LAMP (Loop-mediated isothermal amplification) para detecção de fitopatógenos em condições de campo. Nos últimos anos, Jane tem trabalhado com a ferrugem das mirtáceas, causada pelo fungo Austropuccinia psidii.

“Esse fungo foi introduzido mais recentemente na Austrália, Nova Zelândia, Nova Caledônia, no Hawaii, e em várias outras regiões do mundo, causando grande impacto inclusive na vegetação nativa. Isso tem chamado a atenção dos pesquisadores de todo o mundo, que buscam a nossa expertise. O professor Acelino Alfenas, docente permanente do nosso programa de pós-graduação, é um dos maiores conhecedores dessa doença. Por isso, o nosso grupo já tem parceria com diversas instituições dos EUA, Austrália e Nova Zelândia. Aqui no Brasil, a ferrugem não causa esse dano tão grande, exceto em plantios monoclonais de eucalipto, mas temos muitas contribuições a oferecer”, conta o professor Rafael.

Durante a visita ao Brasil, os pesquisadores testaram, em condições de campo, a técnica que estão desenvolvendo em parceria para detecção de biotipos da ferrugem. Em breve, a doutoranda Sabrina Cassol, orientanda de Rafael, será recebida pela professora Jane para desenvolver uma parte de sua tese no Colorado.

A professora Jane, que é editora chefe da revista Forest Pathology, se encontrou ainda com o professor Emerson Del Ponte, orientador do PPG e editor da Tropical Plant Pathology, para uma troca de experiências sobre as publicações. “A visita de colegas estrangeiros é sempre muito rica, é sempre boa do ponto de vista da internacionalização do programa. Não só a gente interage com as equipes visitantes, como também coloca os alunos para interagir com esses pesquisadores, o que enriquece nosso ambiente de aprendizado”, destaca Rafael.