arte resumos fitoFoi prorrogado até o próximo dia 10 de outubro o prazo para submissão de trabalhos no XI Simpósio sobre Atualidades em Fitopatologia (XI SSAF) e na V Jornada Professor Chaves de Iniciação Científica (JIC). Os dois eventos acontecem simultaneamente entre os dias 18 e 22 de outubro, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais do setor privado e demais interessados na fitopatologia. Este ano, por causa da pandemia, a programação será totalmente online. 

Os autores interessados em apresentar seus trabalhos devem submetê-los em formato de resumo, em português ou inglês, conforme as orientações disponíveis neste edital. Os trabalhos inscritos serão avaliados seguindo critérios de relevância, originalidade e metodologia, entre outros. Para ser aprovado, é fundamental que o autor apresentador do trabalho esteja inscrito no evento. As apresentações podem ser nas modalidades oral ou vídeo-poster, e os melhores trabalhos serão premiados. 

O SSAF é uma iniciativa do Grupo de Estudos Avançados em Fitopatologia (Geafip) da UFV e inclui palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e um concurso de fotografias. A programação completa pode ser acessada neste link. Criado em 2010, o evento tem como meta promover a exposição e a discussão de temas atuais, sempre ligados à fitopatologia. A edição deste ano conta com palestrantes da Espanha e do Chile, além de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Entre os destaques, está a mesa redonda que abre o evento, voltada para a importância da escrita científica.  

Já a JIC é organizada pelos pós-doutorandos do Programa Nacional de Pós-Doutorado do Departamento de Fitopatologia da UFV, com foco nos estudantes de graduação. A ideia é aumentar o engajamento dos alunos, não somente da UFV, mas também de outras universidades, criando oportunidade para que apresentem seus trabalhos. 

Para ambos os eventos, a taxa de inscrição é simbólica (R$ 10). Todos os interessados em participar precisam se inscrever. Os minicursos e a submissão de trabalhos têm taxas específicas, que variam de acordo com a carga horária e o perfil do inscrito. Veja a relação completa dos valores aqui. O prazo para inscrições nos eventos vai até 18 de outubro.