Foto 2 (Prof. Fabrício e Abisolo) (1)

Professor Fabrício e representantes da Abisolo, realizadora da versão brasileira do livro

O professor Fabrício A. Rodrigues, orientador do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, é um dos editores da segunda edição do livro “Mineral Nutrition and Plant Disease”, lançada oficialmente durante o congresso anual da American Phytopathological Society (APS) realizado em agosto deste ano em Denver, Colorado. O professor assina a nova edição ao lado de Lawrence E. Datnoff, do Departamento de Fitopatologia da Louisiana State University, e Wade H. Elmer, da The Connecticut Agricultural Experimental Station.

O professor Fabrício fez também a tradução da obra, cuja edição brasileira, “Nutrição Mineral e Doença de Planta”, foi lançada durante o evento em comemoração aos 20 anos da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) no último dia 15 de dezembro, em Campinas (SP). A Abisolo, em colaboração com a Editora PECEGE, foi a responsável para que a versão do livro no idioma Português se concretizasse.

Capa do Livro (1)Best seller
O livro “Mineral Nutrition and Plant Disease” foi publicado pela primeira vez pela APS PRESS em 2007, e recebeu, em 2008, o prêmio CHOICE (“Current Reviews for Academic Libraries”) de melhor título acadêmico na área de ciência e tecnologia. Desde então, o livro tem estado de forma consistente entre os cinco mais vendidos pela APS PRESS.

Devido ao sucesso, a APS PRESS decidiu atualizar o livro, para que os novos avanços realizados no tema nutrição mineral e doença de planta pudessem estar à disposição da sociedade. A segunda edição foi, então, iniciada em 2018 e lançada, oficialmente, em agosto de 2023.

De acordo com o professor, a segunda edição do livro traz novas abordagens sobre as relações entre as doenças das plantas com os nutrientes e os elementos benéficos. Além disso, novos capítulos foram adicionados ao livro, abordando sobre o selênio e os elementos de terras raras. Em cada um dos capítulos originais, muitas atualizações foram realizadas, fruto das contribuições de vários novos autores que apresentaram resultados das descobertas científicas mais recentes. Além disso, a segunda edição do livro apresenta os avanços do uso da nanotecnologia na nutrição mineral de plantas.

“Vários nutrientes – incluindo o cobre, ferro, magnésio, manganês, enxofre e zinco – se comportam de maneira diferente quando aplicados em nanoescala”, comenta o professor Fabrício. “Melhorar a absorção e a eficácia com doses reduzidas dos nanonutrientes será uma nova ferramenta para o manejo das doenças de plantas de forma sustentável”.

Público alvo
A intenção dos editores é que a segunda edição do livro seja um recurso profissional valioso para o manejo das doenças de plantas por meio da nutrição, e um texto introdutório útil para as disciplinas de fitopatologia e áreas correlatas. Para o professor Fabrício, esta edição atenderá os profissionais e estudantes das ciências agrárias, mas também será uma fonte riquíssima de informações para os produtores, profissionais das indústrias de fertilizantes e extensionistas.