olintoAcontece na próxima quinta-feira, 30 de novembro, às 08h, a defesa pública de Memorial Acadêmico do professor Olinto Liparini Pereira, orientador do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFV.

A defesa é requisito para a promoção do professor Olinto ao cargo de Professor Titular do Departamento de Fitopatologia da UFV.

A banca examinadora será formada pelos professores Eduardo Alves (UFLA), Ludwig Heinrich Pfenning (UFLA), Luis Fernando Pascholati Gusmão (UEFS) e Leandro Grassi de Freitas (UFV).

Professor Olinto possui graduação em Agronomia (1999), mestrado em Microbiologia Agrícola (2001) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006), além de pós-doutorado em taxonomia e filogenia molecular de fungos no Westerdijk Fungal Biodiversity Institute (ex-CBS/KNAW Fungal Biodiversity Centre, 2017). Em suas pesquisas, dedica-se especialmente à Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e filogenia molecular de fungos filamentosos, biodiversidade fúngica em ecossistemas brasileiros e micologia aplicada ao desenvolvimento de bioinsumos agrícolas inovadores.

É professor associado IV do Departamento de Fitopatologia da UFV, e atuou como membro da Comissão Coordenadora do curso de Agronomia da UFV de 2006 a 2013. Também foi chefe do Departamento de Fitopatologia da UFV de 2015 a 2019. Foi agraciado em 2014 com a Medalha Carlos Luis Spegazzini conferida a cada quatro anos pela International Mycological Association (IMA) ao Micologista da América Latina que tenha se destacado por suas contribuições na área.

Atualmente é Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Micologia e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE).

A apresentação e defesa pública do Memorial Acadêmico será via videoconferência – para requerer o link de acesso, os interessados devem enviar email para oliparini@ufv.br.