ufv-fitopatologia-simposio-giberela-brusone-trigoOnze membros do DFP, incluindo dois professsores, três pós-doutorandos e seis estudantes dos Laboratórios de Epidemiologia e Interação Planta-Patógeno participaram do “joint-meeting” 5th International Symposium on Fusarium head blight e 2nd International Workshop on wheat blast, evento que ocorreu de 6 a 10 de abril na cidade de Florianópolis, SC.

A giberela e a brusone estão entre as mais importantes doenças do trigo no mundo, sendo a segunda de ocorrência restrita ao Brasil e, recentemente, descoberta em Bangladesh onde causou severas perdas aos produtores. O DFP-UFV destaca-se no cenário nacional dentre os mais importantes grupos de pesquisa em doenças do trigo, especialmente giberela e brusone. O grupo da UFV contou com a maior delegação de universidade federal no Brasil, com apresentação de oito trabalhos na forma de poster e uma apresentação oral “keynote” pelo Prof. Fabrício Rodrigues na sessão Epidemiologia e Manejo no workshop de brusone do trigo.

O evento foi co-organizado pela UFV e contou com o Prof. Emerson Del Ponte do DFP a frente da comissão científica internacional e responsável pela programação do evento que contou com 165 participantes inscritos e oriundos de 30 países ao redor do mundo.