imagem dissertaçãoLF1Estudante: Luiz Felipe de Castro do Carmo Pinto
Orientador: Leandro G. Freitas
Data: Terça, 20/06/2023, às 08h, na Sala 102-A do ESB

Resumo: Os nematoides das galhas, em especial as espécies Meloidogyne incognita e M. javanica, são os nematoides de maior relevância na cultura da soja. Dentre as medidas de controle para estes nematoides, o controle biológico tem se tornado uma ferramenta cada vez mais eficaz na diminuição dos níveis populacionais destas espécies no campo. O uso de rizobactérias no manejo pode resultar no biocontrole de Meloidogyne spp. e favorecer o incremento vegetal da planta hospedeira. O objetivo deste trabalho foi verificar a capacidade de três estirpes de rizobactérias, Cs-2, Mc-3 e Cs-12, em reduzir os níveis populacionais das duas espécies de nematoides das galhas, M. incognita e M. javanica, além de verificar a capacidade destas estirpes em promover o ganho de massa vegetal em plantas de soja. Os experimentos foram realizados em casa-de-vegetação, sob temperatura de 27 ºC. Após 60 dias, foram avaliados o número de ovos e de galhas por grama de raiz e a massa da parte aérea fresca e seca e a massa da raiz fresca e seca. Não foram observados efeitos de biocontrole para ambas as espécies de Meloidogyne spp., fato este confirmado através da contagem do número de ovos e galhas das plantas de soja infectadas. Em contrapartida, a rizobactéria Cs-12, pertencente ao gênero Bacillus spp., foi capaz de garantir um aumento de massa seca do sistema radicular em plantas de soja sadias, em comparação com o tratamento testemunha. Apesar de não resultarem no biocontrole de nematoides das galhas quando aplicadas via sulco de plantio, o isolado Cs-12 foi efetivo em promover o crescimento radicular da soja.