danilo_seminarioEstudante: Danilo Oliveira Ramos
Orientador: Olinto Liparini Pereira
Data: 27/02/2024, às 08h
Local: Sala de reuniões do DFP

Resumo: Membros fúngicos da família Chaetomiaceae podem ser encontrados como endófitos em diversas espécies de plantas, inclusive associadas a orquídeas. Espécies desta família de fungos apresentam potencial para serem utilizadas no controle biológico de doenças de plantas. Devido à falta de informações sobre esses fungos em associação com orquídeas, este estudo teve como objetivo isolar e identificar espécies de Chaetomiaceae endofíticas radiculares que ocorrem em orquídeas silvestres, com base em análises morfológicas e moleculares. Além disso, os isolados foram testados quanto à sua capacidade de antagonizar com dois patógenos do solo, Fusarium sacchari e Rhizoctonia solani. Raízes saudáveis de 12 espécies de orquídeas foram amostradas nas cidades de Araponga-MG, Conceição do Mato Dentro-Mg, Viçosa-MG, Brasília-DF, Goiânia-GO e Nova Friburgo-RJ. Endófitos de fungos de orquídea foram isolados usando o método de isolamento indireto e cultivo de diluição-à-extinção. O DNA genômico do fungo foi extraído e as regiões gênicas da segunda grande subunidade parcial da beta-tubulina (TUB2) e da RNA polimerase II (RPB2) foram amplificadas. Os produtos de PCR foram purificados e sequenciados pela Macrogen (Coreia do Sul). Máxima Verossimilhança e Inferências Bayesianas foram realizadas para análises filogenéticas. Foram obtidos 45 isolados, de seis gêneros pertencentes à família Chaetomiaceae, sendo eles Arcopilus, Chaetomium, Collariella, Dichotomopilus, Humicola e Pseudohumicola. As espécies Arcopilus amazonicus, A. aureus e A. cupreus foram identificadas e quatro novas espécies de Arcopilus foram descobertas. No gênero Chaetomium foram identificadas cinco espécies, C. coarctatum, C. cochliodes, C. globosum, C. pseudocochliodes e C. tenue. Foram identificadas uma nova espécie de Collariella e Dichotomopilus, e três novas espécies do gênero Humicola. Além disso, Pseudohumicola pulvericola e uma nova espécie do gênero foram isoladas de substrato de orquídea. Testes de cultura pareada foram realizados para avaliar a capacidade de 10 isolados endofíticos de Chaetomiaceae, antogonazirem com F. sacchari. Além disso, sete isolados foram escolhidos para o experimento em casa de vegetação com R. solani em feijoeiro (Phaseolus vulgaris). Em ambos os ensaios de biocontrole um isolado de C. tenue apresentou potencial no controle de ambos os patógenos quando comparada às demais cepas testadas. Este estudo desvendou a riqueza de espécies de Chaetomiaceae associadas a raízes de orquídeas silvestres e apresentou um isolado de C. tenue com potencial no controle biológico de fungos fitopatogênicos.