Word Art_MaikPrelecionista: Maik Leão dos Santos
Orientador: Franklin J. Machado
Data: 21/11/23, às 16h
Local: anfiteatro do ESB.

Resumo: A era digital trouxe mudanças significativas para muitas áreas, incluindo a agricultura, especialmente na forma como os dados são coletados, armazenados, analisados e compartilhados. Na agricultura, várias áreas do conhecimento convergiram para acompanhar essas mudanças. À primeira vista, pode parecer que a digitalização na agricultura é irrelevante para os fitopatologistas. No entanto, compreender essas mudanças é fundamental para entender como elas podem impactar e até mesmo mudar a pesquisa em alguns campos da Fitopatologia. Algumas áreas de pesquisa se destacam com maior potencial para serem influenciadas por essas mudanças, como resistência de plantas a doenças, proteção de plantas e epidemiologia. Por exemplo, sensores empregados na avaliação do estado biofísico das plantas permitem que o fenótipo da resistência das plantas seja avaliado constantemente; que métodos não destrutivos sejam empregados na amostragem e avaliação da sanidade de material propagativo e monitoramento de material vegetal em instalações de quarentena; ou mesmo para estudar o progresso da doença simultaneamente no espaço e no tempo com alta resolução, precisão e frequência de amostragem. Pesquisas desenvolvidas nos últimos anos no âmbito da agricultura digital demonstraram o potencial de uso de novas abordagens que podem contribuir para ampliar e otimizar pesquisas em vários campos da Fitopatologia. A discussão sobre o quão longe essas tecnologias estão da realidade do nosso foco de pesquisa reflete a importância de incorporar recursos já utilizados na agricultura na era digital em nossos projetos atuais. Neste seminário, algumas dessas abordagens e técnicas serão exploradas no contexto da Fitopatologia, bem como estudantes de pós-graduação/pesquisadores podem se beneficiar dessas tecnologias.