francisco cPrelecionista: Francisco de Assis dos Santos Diniz
Orientador: Eduardo S. G. Mizubuti
Data: 24/10/2023, às 16h, anfiteatro do ESB

Resumo: O filo Nematoda é o segundo mais diverso do Reino Animalia, e é composto por espécies que adotaram uma ampla variedade de estratégias reprodutivas. Os sistemas reprodutivos em Nematoda são: anfimixia, hermafroditismo e partenogêneses mitótica e meiótica. A reprodução partenogenética mitótica é um dos sistemas mais intrigantes devido à ausência de recombinação genética. Espécies do gênero Meloidogyne, grupo de nematoides fitopatogênicos importante, podem apresentar diferentes sistemas reprodutivos. As espécies M. incognita, M. javanica e M. arenaria são as principais do gênero e, curiosamente, são partenogenéticas mitóticas. O surgimento dessas espécies e quais os mecanismos que possibilitaram a sua adaptação a vários ecossistemas é um verdadeiro paradoxo, visto que se reproduzem assexuadamente. Acredita-se que essas espécies sejam descendentes de antigos Meloidogyne anfimíticos, por processos complexos como a hibridização, alterações de ploidia e fragmentação cromossômica. Análises comparativas dos genomas em Meloidogyne assexuais mostraram que seus genomas são compostos por muitas regiões gênicas duplicadas com alta divergência nucleotídica. Análises filogenéticas dessas regiões, juntamente com análises de cobertura do genoma, evidenciam que as espécies assexuadas de Meloidogyne têm genomas triploides, compostos por dois subgenomas com alta identidade (0,1% de divergência) e um terceiro mais divergente (3%). É possível que a estrutura cromossômica complexa com elevada proporção de regiões duplicadas divergentes em espécies partenogenéticas mitóticas torne o emparelhamento cromossômico extremamente difícil. No entanto, inúmeras cópias gênicas nas espécies partenogenéticas mitóticas podem promover maior plasticidade genética e compensar a ausência de recombinação. Isso porque, grande parte das cópias gênicas divergentes estão sob seleção positiva, além de apresentarem padrões de expressão divergentes. Além da seleção positiva, um número elevado de elementos transponíveis (TE) foi relacionado com maior número de genes codificadores de proteínas em Meloidogyne assexuais. Certamente, ainda não é possível determinar qual a origem da assexualidade nos nematoides e como as espécies que a possuem se mantêm sem as vantagens trazidas pela recombinação genética, mas entender as estruturas genômicas peculiares desses nematoides pode ser chave para a solução desses questionamentos.