Rizoflora

Prelecionista: Prof. Dr. Leandro Grassi de Freitas. Instituição: Departamento de Fitopatologia, Universidade Federal de Viçosa.  Data: 24/09/2019, às 16:00 horas no Anfiteatro do ESB.

Resumo: Em um momento econômico delicado que passa o país, sobretudo as universidades públicas, a inovação e o empreendedorismo se unem para traçar caminhos incomuns para nossa ciência e tecnologia, para trazer ao nosso Brasil, soluções diferentes das habituais, novas ideias, processos, ferramentas e mercados. Alternativas reais para nossos pesquisadores. Essa palestra ilustrará a trajetória de uma ideia nascida no DFP, dos caminhos percorridos por ela até virar uma empresa incubada na UFV (a Rizoflora Biotecnologia), e finalmente um produto (o Rizotec) registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, distribuído por uma empresa americana por todo o Brasil e em fase de registros no exterior, e que vem substituindo em parte o uso de defensivos tóxicos para o controle de nematoides. Durante esse caminho, serão abordados ideias, ações, desafios, dificuldades e surpresas enfrentados para a concretização de um sonho. Quem sabe essa história consiga inspirar indivíduos criativos que não querem esperar as coisas acontecerem, mas que desejam fazer as coisas acontecerem?