Imagem Sonia

(23 de outubro de 2018, às 16:00 hrs. Auditório do ESB). Profa. Sônia Maria Ramos de Vasconcelos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica. A integridade em pesquisa na produção científica é um aspecto fundamental no âmbito da confiabilidade dos resultados e também da atribuição do devido crédito aos autores. Essa dinâmica de reconhecimento vem sendo constantemente modulada pelos processos de comunicação e avaliação científicas, que, especialmente, na última década, vêm se ampliando e trazendo desafios adicionais para a carreira de jovens pesquisadores/autores. Nesta apresentação, alguns desses desafios serão abordados. Serão considerados aspectos éticos relacionados a noções de originalidade e de “prioridade da descoberta” em publicações científicas, em um ambiente competitivo de produção em que a responsabilidade autoral e o compartilhamento mais amplo de resultados ganham atenção marcada.