20231024_153623Cinco grupos de pesquisa vinculados à Fitopatologia apresentaram seus trabalhos esta semana, durante o Simpósio de Integração Acadêmica da UFV. Ao todo, foram 13 banners de estudantes dedicados à pesquisas em fitobacteriologia, nematologia, micologia, controle biológico e patologia florestal. Os resultados apresentados na mostra são, na maioria das vezes, relacionados a trabalhos feitos em cooperação e coorientação de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFV.

O SIA está em sua décima quarta edição e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo é consolidar a integração entre pesquisa, ensino e extensão na UFV, adotando as áreas temáticas como princípio articulador das atividades acadêmicas. Este ano, com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a programação envolveu palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

Pela primeira vez, essas apresentações de trabalhos foram organizadas pelos próprios departamentos. A Fitopatologia realizou a mostra na tarde de terça-feira, 24/10, quando estudantes de pós-graduação e graduação e professores puderam se inteirar das pesquisas conduzidas pelos estudantes de Iniciação Científica de diferentes laboratórios,  tirar dúvidas,  trocar e criar ideias.